Páginas

Espécies

Barbo (Comum)



Nome científico: Barbus bocagei
Família: Ciprinídeos
Distribuição: Apenas na Península Ibérica, entre rio lima e Sado.
Época de reprodução: Entre Abril a Junho.
Período de pesca: 16 Maio a 15 Março
Tamanho mínimo de captura: 20 cm




Descrição
Espécie de tamanho médio, que tem o perfil da cabeça ligeiramente convexo, com boca inferior com dois pares de barbilhos. Os barbilhos posteriores atingem a linha média do olho. O lábio superior é grande e espesso estando o lábio inferior ligeiramente retraído.
Região dorsal é castanho-esverdeado, região ventral branca ou avermelhada. Os juvenis apresentam manchas escuras na zona dorsal que desaparecem nos adultos. Durante a época de reprodução os machos têm tubérculos nupciais na cabeça.

Habitat
O Barbo-comum habita nos troços médios e inferiores dos rios, prefere zonas de corrente moderada ou fraca (excepto na época de reprodução). O habitat preferido é em zonas de correnteza e reduzida instabilidade hídrica. O barbo-comum tem preferência por troços mais profundos. Esta espécie é um nadador activo com grande capacidade de deslocação.
Na época de reprodução realiza migrações para montante surgindo em zonas de corrente rápida, e boa oxigenação, sobre fundos de areia ou cascalho, em barragens procura zonas mais profundas.



Alimentação
O barbo-comum apresenta uma alimentação generalista e oportunista. Alimenta-se principalmente de matéria vegetal e larvas de insectos aquáticos. Os peixes de maiores dimensões alimentam-se mais de matéria vegetal e ocasionalmente de outros peixes. Em barragem alimenta-se principalmente de larvas insectos e algumas algas filamentosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário