
Verdemã
Nome científico: Cobitis paludica
Família: Cobitidae
Distribuição: Apenas Rios do centro e sul da Peninsula Ibérica
Época de reprodução: Maio-Junho; Rio Tejo: entre meados de Maio a Julho;
Período de pesca: todo o ano
Tamanho mínimo de captura: não possui
Descrição
A verdemã é um peixe de pequenas dimensões sem escamas ou tão pequenas que só se podem distinguir à lupa. Apresenta um corpo alongado com boca inferior de pequena dimensão e com três pares de barbilhos na região da boca. A barbatana dorsal é pequena, geralmente os machos são menores que as fêmeas.
Esta espécie normalmente tem manchas escuras nos flancos e dorso. A cabeça tem pequenas manchas escuras. Os machos apresentam manchas laterais que formam linhas bem definidas. Os machos são mais pequenos que as fêmeas e têm as barbatanas pares maiores. As fêmeas podem fazer duas posturas em cada época.
Habitat geral
A verdemã habita nas partes médias e baixas dos rios. Esta espécie associa-se a habitats com pouca corrente, pouca profundidade, fundos de areia, gravilha, lodo e pedras e vegetação. Ocorrendo em rios com coberto arbóreo pouco desenvolvido, solos ácidos e com sedimentos (areia). É uma espécie que vive enterrada na areia movendo-se pouco.
Alimentação
A verdemã é considerada como detritívora bentónica, mas alguns investigadores constataram que se alimenta de larvas de dípteros, efemerópteros, ostrácodes, algas unicelulares, cladóceros, moluscos e crustáceos.
Sem comentários:
Enviar um comentário